História

 

1 -  BIOGRAFIA: A SENHORA YOLANDA LAURINDO ARDIGÓ

 

    O então prefeito da época, senhor Eduardo Solon Cabral, decretou e sancionou a  lei n° 637 de 04 de maio de 1965, fazendo com que a Escola Mista da Praia Brava passasse a denominar-se Escola Iolanda Ardigó.
 
    Este nome foi dado em homenagem a professora Yolanda Laurindo Ardigó, esposa de um ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Itajaí. A senhora Yolanda Laurindo Ardigó tinha como pais o senhor Manoel Laurindo Amaral e a senhora Waldemira Vansuita Amaral.
 
    Nascida em Itajaí em 14 de novembro de 1923, exerceu a cargo de professora na Rede Estadual de Ensino de julho de 1942 a março de 1957. De julho de 1942 a fevereiro de 1947, lecionou na então Escola Mista da Fazenda, que após 1947 passou a denominar-se Grupo Escolar Gaspar da Costa Moraes da Fazenda, permanecendo na mesma até 1951.

 

    De agosto de 1951 a março de 1952, lecionou na Escola Isolada de Santa Lídia, no município de Penha. Em 1952, retornou para o Grupo Escolar Gaspar da Costa Moraes, quando veio a falecer em 31 de março de 1957, aos 33 anos.



 

2 -  HISTÓRICO DA ESCOLA




    A primeira escola foi inaugurada em 1964 como Escola Mista Municipal da Praia Brava, contando inicialmente com 44 alunos, distribuídos de 1ª a 3ª série, localizada na estrada que dá acesso a Praia Brava - Rua Luci Canziane. A primeira professora desta escola foi a senhora Maria José Bernardes.

    Em 1971 a escola passou a ser Escola Mista Municipal Iolanda Ardigó, situada numa casa de madeira localizada na Rodovia Osvaldo Reis e em 1975 passou a ser Escola Tresdobrada Iolanda Ardigó da Praia Brava.

    Em 1979 foi fundado o atual prédio da escola, localizado à Rua Braulio Werner, 164, que passou a se chamar Escola Reunidas Iolanda Ardigó.

    No ano de 1986 a Escola Reunidas Iolanda Ardigó, devido ao aumento do número de matrículas, passou a ser Escola Básica Iolanda Ardigó sob a direção da Profª Tânia Adaime.

   Em 2000, a atual diretora Márcia Camilo, em virtude da restauração da foto da patronesse, realizou a verificação de seu verdadeiro nome, passando a denominar-se Escola Básica Yolanda Laurindo Ardigó.

    Em 2004, com o aumento da demanda, a escola instalou-se no Centro Catequético da Igreja Santa Luzia, a fim de reformar o prédio ocupado e ampliar sua estrutura. Um sonho foi então realizado, tornando uma escola mais ampla com a aquisição de uma biblioteca, sala de vídeo, centro tecnológico, um pátio interno para acomodação e refeitório, uma quadra coberta para as aulas de Educação Física, além de sala para os professores, alunos e especialistas mais amplas e arejadas.

    A Escola Básica Yolanda Laurindo Ardigó construiu sua identidade através da superação de desafios e nas conquistas com a participação da comunidade onde a escola está inserida e na busca constante de colaboradores. Vale salientar que aproximadamente 75% dos alunos dão filhos de pais que estudaram na escola, dando continuidade a história da unidade escolar.

     Atualmente conta com cerca de 295 alunos e 35 profissionais, deparamos com desafios cada vez mais complexos, mas através de metas estabelecidas a cada novo ano letivo e de um trabalho pautado na solidariedade, num movimento espiral, certamente empreenderemos ao sucesso.
 
 

3 - DIRETORES E A GESTÃO



    Quadro de todos os diretores, e suas respectivas gestões, desde a fundação da escola, em 1964.